ALBA


Não faz mal que amanheça devagar,

as flores não têm pressa, nem os frutos;

sabem que a vagareza dos minutos

adoça mais o outono por chegar.

Portanto, não faz mal que, devagar,

o dia vença a noite em seus redutos

de leste .

O que nos cabe é ter enxutos

os olhos e a intenção de madrugar.

Geir Campos

(Cantigas de Acordar Mulher)

sábado, 16 de maio de 2009

DICAS PARA VC FAZER SUA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL:

Aqui vai um roteiro bem simples dos níveis de escrita para vc avaliar seus alunos.
Pré-silábico
: qdo a criança se encontra no nível da garatuja (rabiscos);
Silábico sem valor sonoro convencional
: qdo a criança escreve uma letra para cada sílaba. Por ex:Para boneca ela escreve TMZ;
Silábico com valor sonoro convencional
: qdo a criança escreve uma letra para cada sílaba tb, mas com as letras q pertence a palavra , como por ex:
Para boneca ela escreve: OEA ou BNC, ou então BEA...
Silábico alfabético
: qdo a criança já começa a ter a noção de sílaba, como por exemplo:
Para boneca escreve: BONCA, ou BNCA...
E no nível alfabético
qdo ela já escreve alfabeticamente, mas pode ocorrer erros de ortografia, como: para cachorro ela escreve CAXORRO...
Mas para saber realmente em que nível a criança se encontra, a escrita tem que ser seguida da leitura. Portanto, logo em seguida, a criança deve fazer a leitura das palavras que escreveu acompanhando a leitura com os dedinhos, marcando assim sua escrita.

Um comentário: